O Forte Breendonk, localizado na Bélgica – a cerca de vinte quilômetros a sul de Antuérpia, perto de Willebroek e Mechelen, fica localizado próximo da linha ferroviária que liga Antuérpia a Bruxelas – uma opção de passeio bate e volta para quem gosta de história.

O forte é um antigo forte militar que se tornou um campo de concentração durante a Segunda Guerra Mundial, hoje um memorial. Esse memorial, hoje é um dos testemunhos mais bem conservados das atrocidades nazistas da Segunda Guerra Mundial.

Apesar da Bélgica ter se declarado neutra na guerra, o país acabou sendo invadido pela Alemanha nazista em maio de 1940. O forte foi então transformado em um campo de concentração para prisioneiros políticos, membros da resistência belga e judeus.

Durante os anos de operação do campo, mais de 3.500 pessoas foram presas em condições desumanas e muitas foram torturadas e executadas. O forte Breendonk foi um dos poucos campos de concentração nazistas na Bélgica e serviu como um cobertor sombrio do terror da guerra para os belgas.

O Forte Breendonk foi transformado em um museu que permite a visitação e conta a história do local durante a Segunda Guerra Mundial. Através de depoimentos, fotos e filmagens, você conhece os homens e mulheres que sofreram e sacrificaram suas vidas pela liberdade de milhares.

Durante a visita, você pode entrar nos dormitórios e locais de trabalho forçado, você pode adentrar e ver com os próprios olhos as câmaras de tortura, o campo de execução, as celas, salas de interrogatório, quartos com beliches, mesas, artigos como jarras, copos e pratos – utilizados na alimentação, banheiros e outras áreas do forte que foram usadas como parte do campo de concentração.

CHIP DE INTERNET
Não viaje desconectado! Saia do Brasil já com seu chip em mãos e tenha internet ao pousar no seu destino. Garanta seu chip AQUI. Leitores do blog tem 20% de desconto utilizando o cupom: CAMILA.

O museu também inclui exposições sobre a resistência belga e a história da ocupação alemã na Bélgica.

A visita ao Forte Breendonk é uma oportunidade de aprender sobre parte da história da Segunda Guerra Mundial e honrar a memória das pessoas que perderam sua vida no campo de concentração. É um importante escape de que a guerra e a violência nunca devem ser esquecidas para que possamos trabalhar juntos para um futuro melhor e mais pacífico.

SEGURO VIAGEM
Viaje com tranquilidade para o destino escolhido com o seguro viagem da Coris. Fique atento as exigências do seguro, alguns destinos como Europa além da obrigatoriedade o seguro precisa ter cobertura mínima de 30 mil euros para acidentes, enfermidades e repatriação. Não viaje desprotegido, contrate seu seguro AQUI com desconto de 20%.

A visita ao forte é paga e feita com áudio guia – €11. As visitas se encerram as 17:30, mas só pode entrar até as 16:30.

E, se você quiser ver como é a visita ao Forte Breendonk, no meu Instagram tem um destaque chamado Breendonk onde mostrei cada detalhe e contei curiosidades do antigo campo de concentração nazista – @camilacarsten.

Comments are closed.