O vale do rio Mosel é a terceira maior região produtora de vinhos da Alemanha. Nessa região são produzidos vinhos de excelente qualidade – principalmente vinhos brancos, e vinhos da uva riesling são a especialidade dessa região, e para quem adora um espumante não deixe de provar o Sekt, você vai se surpreender.
Essa região possui paisagens de tirar o fôlego e castelos encantadores.
Saímos de Frankfurt com objetivo de conhecer alguns castelos da região e voltaríamos no final do dia, pois no dia seguinte seguiríamos para Colônia (Köhl), só que margeando o Rio Reno e conhecendo os castelos que tem por lá.
Eu organizo nossos roteiros sempre priorizando a beleza, a cultura do local em que estamos. Quando organizei o roteiro dessa viagem, eu que sou apaixonada por castelos escolhi os que mais me encantaram para poder visitar, porque nessa região a cada esquina você um castelo.
Roteiro com saída de Frankfurt
1 º Parada: Eltz Burg
O castelo de Eltz fica localizado a 150km de Frankfurt, cerca de 1h50m. Esse castelo é bem distante da “civilização”. Depois que você sai da rodovia, você anda muitos quilômetros no meio do nada, as vezes consegue ver uma propriedade, mas é só. A construção do castelo teve início por volta de 1156 e até hoje é administrado pela mesma família.
O castelo de Eltz conta com restaurante e lanchonete (comidas simples e rápidas), loja de souvenirs e o estacionamento gratuito. O estacionamento fica um pouco distante do castelo – que dá para ir tranquilamente a pé, exceto pessoas com problemas de mobilidade. Após a abertura do castelo, a cada 15 – 20 mim, um ônibus sai do estacionamento com destino ao castelo.
Confesso que estávamos esperando o ônibus, mas tanta gente começou a ir a pé que arriscamos e fomos surpreendidos. No caminho tem um mirante, onde você consegue observar o castelo e tirar lindas fotos. Mas atenção você só consegue parar no mirante se fizer o percurso a pé, pois o ônibus não para o mirante. Aconselho também descer a pé e subir de ônibus.
Eu sou apaixonada por castelos, e esse castelo é maravilhoso, sem dúvidas um dos mais bonitos que conheci na região – muitos dizem que é um dos castelos mais bonitos da Alemanha. Fizemos o passeio guiado em inglês – que acontece de hora em hora, durante o passeio não pode fotografar ou filmar. Quando termina o tour você passa por uma sala de exposição onde você pode observar jóias, A loja de souvenirs não conta muitas opções, mas consegui sair de lá com um imã bonitinho do castelo – 7Є.
Endereço: 56294 Wierschem, Alemanha
Passeio Guiado – inglês ou alemão: 10Є
Ônibus: 2Є
Estacionamento: Gratuito
2 º PARADA: Reichsburg – Cochem Castle
Do castelo de Eltz para Cochem são aproximadamente 40km – em média 50min de carro. A cidade está situada as margens do rio Mosella.
A Cidade de Cochem é uma graça, a cidade tem menos de 5 mil habitantes e apesar de ter sido destruída parcialmente após algumas batalhas com os franceses, a cidade foi recuperada pela Prússia e o castelo foi vendido para um comerciante que reformou e usou como residência para sua família durante muitos anos.
O Castelo fica no topo de um morro, e você consegue ir a pé tranquilamente, apesar do castelo estar a 150mt de altura, a subida é bem tranquila e você consegue admirar a paisagem e as parreiras de uvas usadas nas vinícolas da região. Você pode optar também por subir de ônibus. O castelo tem uma ótima estrutura, loja de souvenir bem completa, lanchonete, restaurante e o passeio guiado pode ser em inglês ou alemão. Única coisa que você não encontra é estacionamento e as ruas são bem estreitas, não vagas. Mas, antes de entrar no centrinho da cidade tem bolsões com muitas vagas.
Além de uma ótima lojinha de souvenir no castelo a cidade tem muitas lojas com lembrancinhas, doces tradicionais e vinhos. A região produz um excelente vinho Riesling, existem muitas lojas no centrinho da cidade com vinhos produzidos na região.
Endereço: Schlossstraße 36, 56812 Cochem, Alemanha
Entrada: 6 Є
Ainda em Cochem – para quem gosta de história, além da cidade medieval, do castelo, você pode visitar o bunker secreto do Deutsche Bundesbank. Durante muitos anos esse bunker foi o segredo mais bem guardado da República Federal da Alemanha. Nesse bunker durante a Guerra Fria foram armazenados 15 bilhões de marcos de uma moeda secreta, para ser usada caso a moeda alemã perdesse o valor. No passeio você entende como seria o processo de substituição das notas e entende o medo do governo que o dinheiro “falsificado” seja contrabandeado em grandes quantidades.
Entrada 15 Є
Permissão para foto para uso pessoal 2,50 Є
Dica para o roteiro:
Nesse roteiro você pode incluir como primeira parada Idstein cidade conhecida como a cidade da torre das bruxas ou, Hexenturm, que apesar de realmente existir essa torre e chamada dessa forma, não existe informações sólidas que ela tenha sido usada para prender ou executar bruxas na grande perseguição que aconteceu (1676/1677). Desde 2014 existe uma placa em homenagem as vítimas – cerca de 35 mulheres e 8 homens.
Esse castelo fica a 44km de Frankfurt, e fica no caminho de Eltz ou de Colônia (Köhl). Optamos por não ir a esse castelo pois no final do dia, tínhamos hora marcada para buscar meus sogros e ficamos com medo de não dar tempo pelo tempo de visitação.
A cidade é muito charmosa, além do castelo, da torre das bruxas, você ainda consegue contemplar o Jardim do Palácio, o Palácio, o centrinho da cidade que é um charme com suas casinhas de enxaimel coloridas – inclusive na cidade tem uma casa de enxaimel impossível de não perceber pois ela é torta, inclinada e tem 4 andares. As ruas são pequenas, mas cheias de charme. Tudo por ali vale a pena fotografar.
Endereço: Schloßgasse 20, 65510 Idstein, Alemanha
CHIP DE INTERNET Não viaje desconectado! Saia do Brasil já com seu chip em mãos e tenha internet ao pousar no seu destino. Garanta seu chip AQUI. Leitores do blog tem 20% de desconto utilizando o cupom: CAMILA. SEGURO VIAGEM Viaje com tranquilidade para o destino escolhido com o seguro viagem da Coris. Fique atento as exigências do seguro, alguns destinos como Europa além da obrigatoriedade o seguro precisa ter cobertura mínima de 30 mil euros para acidentes, enfermidades e repatriação. Não viaje desprotegido, contrate seu seguro AQUI com desconto de 20%.
Comments are closed.